Mais Ação! Menos Indecisão!


A Sala de Informática Educativa (SIE) da Escola Papa Paulo VI foi (re)aberta a quase dois anos. Mas, nunca houve tanta articulação nesse espaço como agora. Nesse tempo todo, tenho implorado por ajuda para que essa sala pudesse se transformar no marco da transformação do ambiente escolar em Novo Repartimento. Os professores são regularmente incentivados a freqüentar a SIE em busca de TICs que possam tornar suas ações pedagógicas mais dinâmicas e muito mais interessantes e significativas, onde o aluno passa a ser co-autor no processo de ensinar e de aprender.
Como é de conhecimento de todos, a situação da escola não é das melhores. Não temos uma gestão efetiva por não haver vices diretores, técnicos pedagógicos e assistentes administrativos que coordenem as ações ou projetos na escola, ficando tudo por conta e risco do professor.
Quando se fala em tecnologias na educação, alguns dos nossos colegas professores vêem-na como um entrave ao processo de ensino e argumentam que na SIE não há internet – mesmo sabendo que há computadores, Data-show, câmera digital, etc.
Apesar de estar desconectado da internet a SIE não ficou ociosa para atividades pedagógicas. Nesse momento, em especial o mês de outubro, contamos com alguns professores que acordaram para essa nova realidade e constantemente tem ocorrido as seguintes ações na SIE:

·         Aulas audiovisuais – TV e Vídeo – com professores de Inglês e Artes (Rosimery), Português e Literatura (Augusto e Valmicélia), Matemática (Narson e Eugênio), Artes (Isabel Pauxis), História (Creuza), Biologia (Rafaela), Ed. Física (Márcio Riscik), entre outros;
·         Reuniões da coordenação - da qual faço parte - para planejamento das ações do torneio esportivo interescolar;
·         Em utilização do Data-Show foi dada assistência a alguns professores que usaram esse recurso em suas aulas nas disciplinas de Biologia, Química, História, Matemática, entre outros.
·         Complementação do projeto “Festival de Poesia” – edição e tradução para o Inglês de poemas e poesias;
·         Realização da primeira parte do torneio de Xadrez Escolar;
·         Manutenção e formatação – com recuperação de dados – do computador do Administrador Escolar;
·         Estudo da apostila Impress por alunos, na edição de slides.
·         Estamos em andamento com o projeto “Jornal do Papa” – alunos da escola participam com pesquisa e elaboram textos para publicação, sob a supervisão da professora Isabel Pauxis e orientação do professor da SIE.
·         Realização de oficina para professores na utilização de Data-Show;
·         Manutenção e alimentação do Blog da escola (mesmo sem ter internet na escola busco outros setores da cidade – inclusive lan house – para fazer as postagens).

Percebo que esse é o momento de transformação desse espaço pedagógico. No início do mês de outubro, entregaram três caixas contendo três PCs completos. Na quarta-feira (dia 27/out), recebemos setenta e duas caixas que, segundo o diretor da unidade de ensino, são trinta e seis PCs completos da empresa POSITIVO e duas impressoras Samsung. No dia 29/out, o professor Hipólito trouxe para o mesmo local mais quinze caixas contendo computadores, impressoras e condicionadores de ar (central).
Esperávamos há muito tempo por estes equipamentos. Precisamos, agora, é de mais recursos humanos para fortalecer a idéia de transformação da escola em busca de novos horizontes educacionais.
Imagine! No próximo ano todos os professores e alunos poderão utilizar as TICs disponíveis na escola de forma mais consciente, aprendendo com os portais educacionais (NOVA ESCOLA, PORTAL DO PROFESSOR, PORTAL DO ESTUDANTE, etc.).

Mas como é possível se este espaço não estiver lotado com professores habilitados a ajudar os outros nesse processo?

Esse não é o momento para indecisão. Preciso de ajuda nesse espaço para torná-lo ainda mais significante e atuante para a comunidade escolar repartimentense.
Nesse momento, solicito à 16ª URE e NTE que dê assistência a essa escola, no que diz respeito à lotação de mais professores na SIE, montagem dos equipamentos novos que estão embalados, orientação de softwares livres, etc.

Para baixar texto completo clique aquí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calculando com DADOS no Contig 60